Como a Psicanálise Pode Ajudar na Dependência Tecnológica?
A dependência tecnológica, de internet e de jogos virtuais é uma questão latente na sociedade moderna, reconhecida pelo DSM-5 em sua mais recente edição como uma forma de comportamento aditivo (vício ou dependência) que pode afetar profundamente a vida das pessoas. Vamos explorar como a psicanálise pode ajudar indivíduos a lidar com a dependência de jogos virtuais, internet e tecnologia, oferecendo um olhar analítico sobre este assunto.
O Que é a Dependência Tecnológica?
De acordo com o DSM-5, a dependência tecnológica pode ser caracterizada por um uso compulsivo de dispositivos eletrônicos e internet, a ponto de interferir significativamente na vida cotidiana, nas responsabilidades profissionais e pessoais, e nas relações sociais. Quais os critérios diagnósticos?
Preocupação excessiva com a internet/tecnologia/jogos;
Necessidade de aumentar a quantidade de tempo gasto na internet/tecnologia/jogos para obter satisfação;
Dificuldade em controlar ou parar de usar a internet/tecnologia/jogos;
Apresentar sintomas de abstinência quando o acesso à internet/tecnologia/jogos é reduzido ou interrompido;
Usar a internet/tecnologia/jogos para fugir de problemas ou minorar sentimentos negativos;
Grandes prejuízos na vida pessoal, social, na esocla e/ou trabalho;
Mesmo causando problemas, continuar com o uso de internet/tecnologia/jogos;
Usar mentiras para ocultar o uso excessivo da internet.
Já no CID-11, a dependência da internet é classificada como um transtorno relacionado ao uso de jogos eletrônicos e internet. Os critérios de diagnóstico incluem:
Preocupar-se excessivamente com o uso de jogos eletrônicos ou internet;
Dificuldade em regular o uso das redes e dos jogos;
Preferir os jogos e a internet ao invés das rotinas e afazeres diários;
Permanecer jogando ou usando a intenert mesmo que perceba o mal que esta causando;
Mesmo causando problemas, continuar com o uso de internet/tecnologia/jogos.
O diagnóstico é feito por profissional especializado, pois há a necessidade de verificar todos os parâmetros como a gravidade dos sintomas apresentados como todos os malefícios oriundos do uso desmedido de internet, pois podemos confundir com outras condições associadas como depressão e ansiedade.
A Perspectiva Psicanalítica
Na psicanálise podemos ter uma compreensão sobre as motivações dos vícios e em sua maioria se relaciona com conflitos internos não resolvidos e desejos incosncientes, provocando assim uma necessidade de suprir a necessidade, de "tapar o buraco" com os excessos.
Mecanismos de Defesa
Na ótica analítica, temos o conceito de mecanismos de defesa, que são processos inconscientes usados para proteger o ego de sentimentos de ansiedade e desconforto. A dependência pode ser resultado deste mecanismo de defesa, pois o uso excessivo de tecnologia vai servir para evitar enfrentar problemas emocionais ou situações desconfortáveis na vida real.
Transferência e Contratransferência
Quando na análise, a transferência - que é quando o paciente projeta sentimentos sobre o analista - e a contratransferência - que a projeção vai do analista para o cliente - são ferramentas para entender as dinâmicas do comportamento aditivo (vici0) e as interações entre ambos e a confiança mútua tendem a resultar na observação dos padões que sustentam a dependência.
Como a Psicanálise Pode Ajudar na Dependência Tecnológica?
Entendimento do Comportamento
A psicanálise busca entender as raízes do comportamento aditivo (vício), onde pode ter se originado e qual o "buraco" que ele tenta preencher. No caso da dependência tecnológica, o analista trabalha com o paciente para explorar as razões inconscientes que levam ao uso excessivo da tecnologia. Entre as questões abordadas estão: a busca de validação, fuga de sentimentos de inadequação, ou necessidades emocionais não atendidas podem ser abordadas.
Sessões de Terapia
Nas sessões, o paciente/cliente é incentivado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em relação ao tema, neste caso, a tecnologia e internet como vício. O analista ajuda a identificar padrões e associações inconscientes que contribuem para a dependência .
Desenvolvendo Novos Mecanismos de Enfrentamento
A psicanálise não se tratata apenas de identificar os problemas, mas também age para desenvolver novos mecanismos de enfrentamento do sofrimento apresentado pelo cliente. O objetivo é ajuda-lo a encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse e as emoções negativas, reduzindo a necessidade de recorrer aos vícios e dependências como uma fuga .
Portanto...
A psicanálise oferece uma abordagem profunda e compreensiva para tratar das dependências tecnológica, observando aspectos inconscientes e emocionais que contribuem para o comportamento aditivo. Quando entendendemos e resolvemos os conflitos internos, os indivíduos podem aprender a usar a tecnologia de forma mais equilibrada e saudável.
Palavras-chave
Dependência tecnológica
Psicanálise
Sigmund Freud
Mecanismos de defesa
Transferência
Contratransferência
Terapia
#Psicanálise #DependênciaTecnológica #Freud #Terapia #SaúdeMental #BemEstar #ComportamentoHumano #Tecnologia
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5).
Freud, S. (1915). The Unconscious. Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud, Volume XIV (1914-1916): On the History of the Psycho-Analytic Movement, Papers on Metapsychology and Other Works.
Freud, A. (1936). The Ego and the Mechanisms of Defence. International Universities Press.
Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (1973). The Language of Psycho-analysis. W.W. Norton & Company.
Winnicott, D. W. (1965). The Maturational Processes and the Facilitating Environment. International Universities Press.
Klein, M. (1957). Envy and Gratitude. Tavistock Publications.
Opa!