O peso das expectativas, a pressão da sociedade e a própria felicidade.
Sociedade moderna. É nela que somos constantemente bombardeados pelas benditas expectativas. Seja em nossa vida pessoal ou na carreira ou nos nossos relacionamentos, a pressão para atender aos padrões sociais parece estar em todos os lugares. Desde pequenos nós aprendemos a seguir uma série de normas e comportamentos que outros epseram da gente: sucesso financeiro, aquele concurso público, passar no vestibular, construir uma família do tipo "comercial de margarina", manter o abdome trincado e, ainda assim, ser feliz. Mas como encontrar a verdadeira felicidade sob o peso de toneladas de tantas expectativas? Usarei a psicanálise para tentar explicar de uma maneira mais simples como isso ocorre.
A Origem
Freud descreveu a sociedade como um "constructo que influencia diretamente o Ego (eu)", moldando nossos desejos através do Superego (supereu). Para ele, a sociedade cria regras e padrões de comportamento, e a internalização delas gera uma tensão constante entre o que realmente desejamos e o que acreditamos que devemos ser. Essa tensão muitas vezes resulta em ansiedade, frustração e um sentimento de inadequação.
Ao longo de nossas vidas, as expectativas são colocadas para dentro de nós como uma voz crítica que regula nossos comportamentos, nossas decisões e nossos sentimentos. E o que isso significa? Isso significa que grande parte da pressão que sentimos não é necessariamente externa, mas sim resultado de uma interpretação pessoal dessas demandas sociais.
Eis um exemplo: Você pode ter um desejo em ser ator, mas a pressão da família para seguir uma carreira mais "estável" pode gerar um conflito interno que impede a sua satisfação pessoal.
A Pressão Social e Seus Efeitos
A pressão social pode afetar a saúde mental de diversas maneiras, resultando em:
Ansiedade: O medo de não atender às expectativas e de ser julgado por isso gera um estado de vigilância constante, impedindo a pessoa de relaxar e de desfrutar dos momentos presentes. A pessoa sofre com um futuro hipotético.
Depressão: Quando sentimos que nunca somos suficientes ou que fracassamos em atender aos padrões estabelecidos, o desânimo e a tristeza podem se manifestar desta forma chegando até a depressão. Normalmente são efeitos de padrões altos não estabelecidos por si e sim por outros. E normalmente são falsos.
Baixa autoestima: A comparação contínua com os outros pode gerar uma visão negativa de si mesmo, minando a confiança e a autoaceitação. Quando nos comparamos com pessoas das redes sociais, ou somos comparados com parentes, é assim que se manifesta, em baixa autoestima.
O peso das expectativas, a pressão da sociedade e a própria felicidade são coisas demais.
Um estudo publicado na Journal of Social and Clinical Psychology indicou que o uso excessivo das redes sociais, onde somos constantemente expostos às "vidas perfeitas" de outras pessoas, está fortemente relacionado a altos níveis de ansiedade e depressão, principalmente entre jovens adultos.
Como a Psicanálise Pode Ajudar
A psicanálise nos convida a olhar para dentro e entender como as expectativas externas, que vem de fora de nós impostas pela sociedade ou pela família se tornaram parte de nosso inconsciente. Muitas vezes, as pressões sociais são internalizadas de maneira tão intensa que perdemos de vista nossos próprios desejos e motivações. Normalmente a gente logo associa a pergunta: o que você queria ser quando era criança? O contrário do que perguntamos para a criança, que por algum motivo no meio do caminho desistiu dos seus sonhos, seus desejos ou de si mesma. No processo psicanalítico, busca-se identificar as origens dessas pressões e questioná-las. Ao tomar consciência de como somos influenciados por elas, podemos começar a desconstruí-las e dar lugar aos nossos verdadeiros anseios.
Segundo Lacan, famoso psicanalista francês, o desejo humano está profundamente relacionado ao desejo do outro. Isso significa que, em muitos casos, os nossos objetivos e sonhos são moldados pelas expectativas dos outros — sejam pais, amigos ou a sociedade em geral. Na terapia, é possível explorar essas questões e descobrir quais são os nossos desejos genuínos, desatrelados da pressão social. Voltamos a pergunta: o que você queria ser quando era criança?
Estratégias para Lidar com a Pressão Social
A boa notícia é que existem formas de aliviar esse peso e encontrar a própria felicidade:
Autoconhecimento: Entender quem você realmente é e o que quer é o primeiro passo para se libertar das expectativas dos outros. Achamos que sabemos quem somos, mas se não estamos bem é provável que não sabemos nem de longe quem somos. O processo psicanalítico pode ajudar a identificar padrões de comportamento e crenças limitantes que você pode ter internalizado ao longo dos anos.
Reformulação de Padrões: Questione as expectativas que você tem seguido. Elas realmente refletem o que você deseja, ou são projeções de expectativas alheias? Por exemplo, ter uma carreira tradicional ou construir uma família aos 30 anos são expectativas que você realmente tem, ou são influências externas? Ter um carro do ano vai te fazer feliz ou vai rebaixar seu vizinho? Passar em um concurso público vai dar orgulho pra sua família ou só vai dar orgulho pra eles, em detrimento aos teus desejos?
Aceitação: Nem sempre é possível atender a todas as expectativas que nos cercam, e isso é perfeitamente normal. Aceitar suas limitações e aprender a dizer "não" para aquilo que não reflete seu desejo pode trazer uma sensação de alívio e liberdade. Perfeccionismo não é qualidade, mas sim um defeito que nos impede de sermos quem somos.
Redução de Comparações: Evitar comparações nas redes sociais é uma estratégia importante para aliviar a pressão social. Cada pessoa tem um caminho único e comparações só alimentam o ciclo de insatisfação. Nada que se publique nas redes é verdadeiro, até o uso de um filtro em uma foto faz parecer melhor aquilo que não esta bom.
Encontrando a Sua Própria Felicidade
A verdadeira felicidade não está em seguir os moldes sociais, exemplos de modismos, mas em entender e perseguir o que faz sentido para você. Isso pode significar questionar os objetivos convencionais e encontrar um caminho que esteja em sintonia com seus valores e desejos mais profundos. Seja você mesmo que seja diferente.
Se uya pessoa que sonha em viajar o mundo pode perceber que, ao seguir o padrão esperado de casar e se estabilizar, está abrindo mão de sua verdadeira felicidade. Questionar esse padrão pode ajudá-la a encontrar um caminho que realmente faça sentido para sua vida.
A jornada para encontrar sua felicidade envolve se libertar do peso das expectativas dos outros e aprender a escutar seus próprios desejos. Terapias como a psicanálise são ferramentas poderosas para ajudar nessa jornada, permitindo que você entenda suas motivações mais profundas e desate os nós que o prendem a expectativas irreais e agradar a terceiros.
O peso das expectativas sociais é real e influencia profundamente nosso bem-estar mental e emocional. No entanto, ao questionar essas expectativas e buscar o autoconhecimento, é possível encontrar um caminho próprio, na verdade o seu próprio caminho, que é autêntico e alinhado aos seus verdadeiros desejos. Ao fazer isso, você não apenas se liberta da pressão externa, mas também cria as condições para uma vida mais plena e feliz.
Pressão Social
Encontrar Felicidade
Autoconhecimento
Psicanálise e Expectativas
Saúde Mental
Comparações Sociais
Como ser feliz
#psicanálise #saúdemental #felicidade #pressãosocial #autoconhecimento #autoestima #ansiedade #depressão #bemestar #comparações
Comments